"O Ensino de Jovens e Adultos nasce da necessidade de alfabetizar jovens e adultos que não tiveram acesso ou puderam dar continuidade aos seus estudos na idade adequada."
Esta frase apenas aponta uma parte infíma do que representa a questão do direito à escolarização que, embora seja garantido pela Constituição, ainda esta muito longe de ser igual para todos, e representa o quanto a escola , desde sua formação no Brasil, tem sido elitista e excludente.
Sua estrutura autoritária e fechada apenas colaborou para que inúmeras crianças, não conseguissem permanecer na escola e isso aliado a falta de estimulo acabou por leva-las a abandonar a mesma muito cedo.
Mas com as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas ao longo das últimas três décadas do século XX, a questão da escolarização passa a ser discutida e entendida como uma necessidade real e urgente e a partir , para dar conta também das necessidades do mercado de trabalho, reconhece-se também a necessidade de se oferecer a alfabetização aos jovens e adultos excluídos da escola.
Mas apenas o oferecimento do ensino para jovens e adultos não garante a todos a apropriação de conhecimentos e o resgate de sua cidadania, pois a própria estrutura escolar vigente ainda não esta voltada para atender a todos de maneira igualitária.
A questão do EJA perpassa pelas problemas que nossa sociedade ainda vive nos dias de hoje, como a discriminação, a falta de oportunidade, a falta de tempo para que os alunos possam dar continuidade em seus estudos e principalmente a necessidade de se trabalhar no EJA com uma proposta que seja significativa para o aluno e o motive a permanecer na escola.
Encontrei este vídeo durante minhas pesquisas e considerei interessante postá -lo
Vídeo: A contribuição de Paulo Freire Para a Educação de Jovens e Adultos
Origem: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores
fonte: Site Yuotube
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