sábado, 19 de março de 2011

A EDUCAÇÃO DO CAMPO


 Site da Imagem: Mauacultural.org.br

Infelizmente  o ensino oferecido nas escolas do campo ainda hoje deixa a desejar tanto com relação aos recursos e  o tempo empregados, como com a própria falta de maior incentivo e valorização desta comunidade por parte dos orgãos públicos e da sociedade.
O cenário da educação do campo que vemos hoje é marcado pelas inúmeras  dificuldades vividas pelos alunos do campo, que vão desde  ideias preconcebidas quanto as suas necessidades de aprendizagem  e sua capacidade de aprender, fruto de um preconceito que coloca o outro como cidadão de 2ª classe e legitima que eles sejam excluídos   socialmente, bem como  a dificuldade de acesso  e o recebimento de uma educação que valorize seus conhecimentos e ao mesmo tempo o estimule a ampliar sua visão de mundo para além de sua comunidade.
Neste contexto percebe-se  o quão importante é o papel da escola e do educador  e  como se faz urgente e necessária uma  mudança tanto de visão, como de atitude com relação ao oferecimento de uma educação que seja efetivamente inclusiva, através da busca de propostas pedagógicas que deem conta tanto da valorização e permanência destes  alunos em sua localidade como ofereçam à eles as mesmas oportunidades e qualidade de ensino  oferecidas aos alunos das escolas dos centros urbanos. .
Acredito que além da boa vontade do professor, se faz necessário que as políticas públicas detenham seu olhar sobre a necessidade de incentivo e melhoria nas condições de trabalho oferecidas e principalmente na importância da valorização destas comunidades,  promovendo assim um  acesso  pleno e de qualidade desde a educação infantil até a educação fundamental.

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