domingo, 27 de março de 2011

INCLUSÃO

Site da imagem: deficiente-forum.com


A inclusão de crianças com necessidades especiais na escola, embora venha sendo muito discutida, ainda  hoje é  uma questão complexa , que envolve  talvez  o exemplo máximo da necessidade de que o outro, o diferente,  seja respeitado e  valorizado,  com todas as suas especificidades e tenha seu direito garantido perante todos.
Ainda hoje milhares de crianças sofrem por não ter  o acesso, embora seja garantido  por Lei, à escola e ao conhecimento efetivamente. 
Ao longo do tempo tanto a escola como  a própria sociedade, foram sofrendo mudanças no que diz respeito a maneira de ver a criança especial como um ser que necessita de cuidado, atenção e instrução,  tanto quanto as crianças sem qualquer  dificuldade motora ou cerebral, e de que sua inserção na escola regular é não só necessária,  mas uma chance real de promover um maior desenvolvimento da mesma e se antes esta criança era vista como um problema sem solução, e que seu lugar não era na escola regular,  hoje  podemos constatar que esta visão vem sendo mudada. 
 O  reconhecimento por parte das instituições legais da necessidade de sua inclusão na escola comum se caracteriza numa vitória, mas a dificuldade maior ainda esta na preparação das escolas para receber de maneira adequada estas crianças,  quer sejam com os recursos materiais como pessoais e profissionais.
A questão principal hoje,  esta na necessidade de se  refletir sobre a própria postura que adotamos quando nos deparamos com um aluno com necessidades especiais, levantando questionamentos sobre se a escola e se nós mesmos estamos preparados para recebê-lo e atendê-lo adequadamente, o que precisamos mudar, pesquisar e conhecer para estarmos aptos a colaborar com sua formação, bem como a necessidade de se trabalhar a questão da inclusão sobre um enfoque mais amplo, que envolve a questão do respeito à diversidade humana e o pleno exercício de seus direitos enquanto cidadão.
Hoje não podemos mais nos omitir frente a estas crianças e suas necessidades e devemos nos comprometer a buscar ao máximo,  colaborar para seu pleno acesso e permanência  na escola, contribuindo para sua formação e para a formação de uma sociedade mais justa,  solidária e igualitária para  todos.



"ORAÇÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS "

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